Quem diria, a Microsoft levou sete anos para fazer o Vista, e agora, em pouco mais de um ano, tem seu sucessor quase pronto. Como todos devem saber, vazou no final de dezembro a versão Beta Build 7000 que seria disponibilizada agora em janeiro ao público. Os apressados, eu incluído, já estamos usando graças aos Torrents. Instalei em duas máquinas, e já vou adiantando, estou surpreso com o desempenho.
O arquivo baixado é uma imagem ISO, o mesmo que a Microsoft disponibilizará online ainda este mês. Após gravar um DVD, resolvi instalar no PC mais lerdinho(1) que tenho aqui. Tentei usar o Vista nele antes, mas desisti porque o desempenho foi péssimo, tive que me contentar com o velho XP. A instalação levou 39 minutos, e a única grande diferença da instalação do Vista é que essa faz update online durante o processo.
Terminada a instalação, todo hardware foi reconhecido e seus drivers instalados automaticamente. Muito bom! No XP e Vista sempre faltava alguma coisa, como o driver de rede ou áudio. Em seguida, apareceu a mensagem de que havia duas novas atualizações disponíveis (driver vídeo e definições do Windows Defender). Foi a instalação de Windows mais simples e sem problemas que já experimentei.
Fiz o teste de performance para ver que Score esse PC lerdinho conseguiria. Nota 3.9! Nada mal para uma máquina com mais de quatro anos! Instalei alguns softwares básicos e tudo funcionou sem surpresas, e com desempenho visivelmente superior ao XP e muito, muito superior ao Vista. Na verdade, o desempenho do Photoshop CS3 nele está melhor que no meu PC de uso diário(2) com Vista, mesmo tendo um hardware muito inferior. No meu PC a instalação levou menos que 16 minutos e também sem deixar nenhum driver de fora. Score 5.5.
Tudo parece muito rápido, a interface visual está um pouco diferente, dá a impressão de ser mais limpa. A barra de tarefas foi modificada, ainda não sei se melhorou ou não, pois ainda não tive tempo de digerir as novidades, mas parece interessante. A velha calculadora agora tem quatro modos: Normal, Científica, Programador (lógicas digitais) e financeira. Bacana, mas calculadora é apenas um software, e não algo intrínseco ao sistema operacional.
Agora tem o Action Center, que verifica se existe alguma coisa errada com seu sistema e oferece soluções para corrigi-la. Novos temas e imagens para wallpaper mais bonitas, novas opções de controle do visual. Parece que a Sidebar dos Gadgets não existe mais. Eles são instalados em qualquer lugar do desktop, mas se arranjam na direita quando levados até lá. No geral, nada muito diferente do que já havia no Vista. Incrivelmente, roda DIVX e áudio AAC sem necessidade de software de terceiros. Ah, e também já vem com o IE 8 Beta.
Mas o que mais me agradou mesmo no W7 foi o desempenho. Eu não acredito que em um ano a Microsoft tenha criado um novo sistema operacional. Eu acho sim que eles passaram esse ano aperfeiçoando o Vista, deram uma maquiada no visual e o resultado foi esse. Um Vista disfarçado, que já era estável e robusto, mas com um desempenho melhor que o do XP que era bem mais leve.
Então quer dizer que a Microsoft está mais eficiente? Não creio, acho que apenas tiraram o bode (Vista) da nossa sala. Estão apenas correndo atrás do prejuízo. Ninguém pode negar que o Vista seja robusto, mas extremamente pesado que se mostrou um fiasco. Agora trazem um sistema mais eficiente que o obsoleto XP, e ficamos felizes. Eu acho que finalmente estão no caminho certo, não reinventaram a roda, apenas a aperfeiçoaram. Ninguém quer ter que comprar um PC novo a cada atualização do Windows, principalmente empresas.
A conclusão é que temos hoje o que deveríamos ter tido há quatro anos, mas antes tarde que nunca. Acho que ela acordou com a concorrência da Apple, que freqüentemente melhora seu sistema sem precisar reinventar a roda, sempre dá um jeitinho de deixá-lo mais rápido, e vem crescendo sua participação no mercado. Mas na minha opinião o resultado é positivo.
E será que vale a pena arriscar instalar esse beta em seu PC? Está muito estável e sendo uma evolução do Vista, não promete nenhuma surpresa desagradável. Agora se tem medo de alguma sair errado, melhor esperar pela versão final, prometida ainda para este ano. Se ainda estiver usando o obsoleto XP, não precisa esperar mais, se está usando o lerdo do Vista, o Windows 7 vai apagar a má impressão que ele deixou.
0 comentários:
Postar um comentário