sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VRaptor 3 finalmente foi lançado!!


VRaptor 3 é um framework MVC para web focado no desenvolvimento ágil.
Através da inversão de controle e injeção de depêndencias ele corta drasticamente o tempo de trabalho que seria perdido com o código repetitivo: validações, conversões, direcionamentos, ajax e lookups.

O VRaptor 3 beta já está disponível para quem quiser conferir:

http://www.vraptor.com.br/

Aproveite, pois lá tem alguns videos e a documentação para quem quiser saber mais. Mas para aqueles que não conhecem olhem algumas das vantagens:

Se você precisa usar um controlador e sua equipe deve produzir código com boa qualidade, o VRaptor é uma das suas opções.Se você precisa usar um controlador e sua equipe deve produzir logo código com boa qualidade, o VRaptor é um bom ponto de entrada.


Você vai encontrar soluções simples para diversos problemas comuns encontrados em frameworks como o Struts e o Webwork:

  • baseado em anotações
  • favorece convenções e minimiza configurações
  • nada de complexas estruturas de configuração
  • curva de aprendizado rápida
  • lógica implementada em POJOs (favorece a reutilização)
  • fácil de implementar e usar conversores diferentes
  • sem necessidade de aprender complicadas taglibs: use aquilo que você já conhece (como a displaytaglib)
  • você pode usar qualquer view, não está atrelado a jsp: velocity com sitemesh é outra excelente opção
  • fácil e rápido de implementar testes funcionais

Minha opnião: Para os desenvolvedores de platão, principalmente em Java, segue ai mais uma opção interessante, ao que parece em alguns pontos bastante útil. Além de ser nacional.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Google anuncia nova ferramenta de buscas batizada de 'Caffeine'

Novo mecanismo de busca melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

O Google realizou uma atualização significativa em seu mecanismo de buscas nesta terça-feira (11/8). Apelidada de "Caffeine" (cafeína), a nova busca melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

Em um post no blog do webmaster central do Google, a companhia divulgou que sua nova busca está pronta para testes.



"Nos últimos meses, uma grande equipe de 'Googlers' [funcionários da empresa] tem trabalhado em um projeto secreto: uma nova geração da arquitetura de buscas do Google" disseram dois engenheiros no blog.

Para ver o Caffeine em ação basta acessar a página http://www2.sandbox.google.com - exceto pelo endereço diferente, o usuário não percebe que está em uma página de testes.

Testes preliminares realizados pela Computerworld norte-americana demonstraram que os resultados na nova busca do Google aparecem “alguns milissegundos” mais rápido que na versão anterior do mecanismo.

Os mesmos testes mostraram uma melhor habilidade da nova busca em retirar do índice sites falsos ou maliciosos.

Além disso, parece que os resultados estão mais relevantes em relação à ferramenta anterior, como se o Google tivesse realmente otimizado sua busca para se aproximar mais das palavras-chave digitadas.

A mudança deve dar mais trabalho aos especialistas em otimização de buscas - Search Engine Optimization (SEO) -, que precisarão trabalhar em uma plataforma totalmente nova para que seus clientes apareçam no topo dos resultados do Google.

"No momento nós queremos apenas avaliações sobre as diferenças entre a atual busca do Google e o novo sistema", afirmam os engenheiros da empresa. Segundo eles, o time do Google também quer receber análises de maior nível como o posicionamento de sites no novo sistema ou páginas que não deveriam aparecer no ranking.

Minha Opnião: Bom gente como todos sabem, google não perde tempo mesmo sendo lider de acessos, quando o assunto se trata de ferramenta de busca. Eu testei a nova ferramenta, e ao que parece realiza pesquisas um pouco mais rapido do que sua ferramenta atual. Dificilmente a Microsoft consiguirá com seu "bonitinho" bing conseguir derrotar a poderosa Google.

sábado, 14 de março de 2009

Fabricante promete notebooks com processador Core i7 em maio


São Francisco - Laptops serão equipados com os chips mais rápidos fabricados pela Intel até agora. Preço das máquinas não foi divulgado.

A Eurocom, fabricante de PCs canadense, afirmou que vai começar a vender laptops com os processadores Core i7 - segundo a Intel, até agora esses são os processadores mais rápidos do planeta. O Eurocom D900F Phantom i7 terá um processador de quatro núcleos, usados geralmente em servidores ou desktops voltados para games. O notebook começará a ser vendido em 1º de maio.

O laptop terá versões com velocidades entre 2,66 GHz e 3,2 GHz e terá até 8 MB de memória cache. O objetivo da empresa é conquistar os usuários interessados em substituir seus computadores de mesa por versões portáteis - ou quase portáteis, já que o notebook terá tela de 17 polegadas, 8 gigabytes de RAM, placa de vídeo com 1 GB de memória e disco rígido de até 1,5 terabyte. Tudo isso fará com que o computador pese 5,4 kg.

O que chama mais atenção, porém, é que o Core i7 não é voltado para notebooks. A Intel pretende lançar uma versão com melhor consumo de energia para computadores portáteis no segundo semestre deste ano.

Por enquanto, não há garantias de que a Eurocom vai conseguir lançar o produto. Se ela cumprir a promessa, provavelmente seus notebooks serão os mais rápidos do mundo. A empresa também não informou quanto seus “brinquedinhos” irão custar - mas é de se esperar que os semi-portáteis tenham um preço bem salgado.

Comentário: Finalmente pensaram nos notebooks!! Acho que o unico problema, será a questão do consumo de energia, mesmo um notebook deste, sem estar ligado na força, vai acabar durando só algumas horas,mas vamos ver se eles irão comprir a promessa.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Golpes virtuais se intensificam na sexta-feira 13, alerta Febraban


"Toda sexta-feira 13 as fraudes eletrônicas costumam dobrar de quantidade em relação aos outros dias do ano. Por isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou na quinta-feira uma série de recomendações para que os internautas não caiam em "ciladas virtuais".

Segundo a instituição, os internautas devem ter cuidado com mensagens suspeitas, recebidas por e-mail, que contenham arquivos anexados ou links no corpo do texto.

A Febraban lembra que as fraudes eletrônicas são, em geral, praticadas por quadrilhas especializadas e compostas muitas vezes por criminosos ligados a crimes como tráfico de drogas e de armas.

Alguns assuntos comuns em mensagens fraudulentas, segundo a Febraban, são: "Você foi vítima de ação de despejo"; "Veja fotos inéditas do desastre aéreo"; "Confira fotos eróticas"; "Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes"; "Recadastre sua senha. Clique aqui", em nome de um determinado banco; "Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui." "Você recebeu um cartão de alguém especial. Clique aqui".

Outras dicas para o uso seguro da internet são desconfiar sempre das histórias recebidas pela internet, principalmente quando oferecem vantagens ou ganhos fora do comum; não clicar em links desconhecidos, por mais atraente que seja a história contada; conhecer bem o site do seu banco e prestar muita atenção a qualquer anormalidade. Além disso, é prudente entrar em contato com o banco sempre que suspeitar de alguma irregularidade e manter seu micro com um antivírus atualizado e com um software de proteção contra ataques pela internet (firewall).

fonte: G1"

Comentario:

já se foi a época em que tínhamos medo dos crueis: Freddy, Jason, e cia....onde temíamos acabar sendo transformados em picadinho...ehehe

Agora, temos mais medo dos hackers e criminosos tentando entrar nos nossos pcs, que só de ouvirmos a palavra "Vírus", é como se o mundo fosse acabar..ahhhhhhhhhhhh

Mas vamos tomar cuidado, não aceite e-mail de estranhos...:D

Windows 7 Build 7000 - Mini Review

Quem diria, a Microsoft levou sete anos para fazer o Vista, e agora, em pouco mais de um ano, tem seu sucessor quase pronto. Como todos devem saber, vazou no final de dezembro a versão Beta Build 7000 que seria disponibilizada agora em janeiro ao público. Os apressados, eu incluído, já estamos usando graças aos Torrents. Instalei em duas máquinas, e já vou adiantando, estou surpreso com o desempenho.


O arquivo baixado é uma imagem ISO, o mesmo que a Microsoft disponibilizará online ainda este mês. Após gravar um DVD, resolvi instalar no PC mais lerdinho(1) que tenho aqui. Tentei usar o Vista nele antes, mas desisti porque o desempenho foi péssimo, tive que me contentar com o velho XP. A instalação levou 39 minutos, e a única grande diferença da instalação do Vista é que essa faz update online durante o processo.

Terminada a instalação, todo hardware foi reconhecido e seus drivers instalados automaticamente. Muito bom! No XP e Vista sempre faltava alguma coisa, como o driver de rede ou áudio. Em seguida, apareceu a mensagem de que havia duas novas atualizações disponíveis (driver vídeo e definições do Windows Defender). Foi a instalação de Windows mais simples e sem problemas que já experimentei.

Fiz o teste de performance para ver que Score esse PC lerdinho conseguiria. Nota 3.9! Nada mal para uma máquina com mais de quatro anos! Instalei alguns softwares básicos e tudo funcionou sem surpresas, e com desempenho visivelmente superior ao XP e muito, muito superior ao Vista. Na verdade, o desempenho do Photoshop CS3 nele está melhor que no meu PC de uso diário(2) com Vista, mesmo tendo um hardware muito inferior. No meu PC a instalação levou menos que 16 minutos e também sem deixar nenhum driver de fora. Score 5.5.

Tudo parece muito rápido, a interface visual está um pouco diferente, dá a impressão de ser mais limpa. A barra de tarefas foi modificada, ainda não sei se melhorou ou não, pois ainda não tive tempo de digerir as novidades, mas parece interessante. A velha calculadora agora tem quatro modos: Normal, Científica, Programador (lógicas digitais) e financeira. Bacana, mas calculadora é apenas um software, e não algo intrínseco ao sistema operacional.

Agora tem o Action Center, que verifica se existe alguma coisa errada com seu sistema e oferece soluções para corrigi-la. Novos temas e imagens para wallpaper mais bonitas, novas opções de controle do visual. Parece que a Sidebar dos Gadgets não existe mais. Eles são instalados em qualquer lugar do desktop, mas se arranjam na direita quando levados até lá. No geral, nada muito diferente do que já havia no Vista. Incrivelmente, roda DIVX e áudio AAC sem necessidade de software de terceiros. Ah, e também já vem com o IE 8 Beta.

Mas o que mais me agradou mesmo no W7 foi o desempenho. Eu não acredito que em um ano a Microsoft tenha criado um novo sistema operacional. Eu acho sim que eles passaram esse ano aperfeiçoando o Vista, deram uma maquiada no visual e o resultado foi esse. Um Vista disfarçado, que já era estável e robusto, mas com um desempenho melhor que o do XP que era bem mais leve.

Então quer dizer que a Microsoft está mais eficiente? Não creio, acho que apenas tiraram o bode (Vista) da nossa sala. Estão apenas correndo atrás do prejuízo. Ninguém pode negar que o Vista seja robusto, mas extremamente pesado que se mostrou um fiasco. Agora trazem um sistema mais eficiente que o obsoleto XP, e ficamos felizes. Eu acho que finalmente estão no caminho certo, não reinventaram a roda, apenas a aperfeiçoaram. Ninguém quer ter que comprar um PC novo a cada atualização do Windows, principalmente empresas.

A conclusão é que temos hoje o que deveríamos ter tido há quatro anos, mas antes tarde que nunca. Acho que ela acordou com a concorrência da Apple, que freqüentemente melhora seu sistema sem precisar reinventar a roda, sempre dá um jeitinho de deixá-lo mais rápido, e vem crescendo sua participação no mercado. Mas na minha opinião o resultado é positivo.

E será que vale a pena arriscar instalar esse beta em seu PC? Está muito estável e sendo uma evolução do Vista, não promete nenhuma surpresa desagradável. Agora se tem medo de alguma sair errado, melhor esperar pela versão final, prometida ainda para este ano. Se ainda estiver usando o obsoleto XP, não precisa esperar mais, se está usando o lerdo do Vista, o Windows 7 vai apagar a má impressão que ele deixou.

Fonte: PapoTech

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sony traz ultraportátil da série "P" ao Brasil

Cerca de dois meses depois do lançamento oficial, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Sony anunciou nesta quinta-feira (12/03) a chegada do ultraportátil da série P ao Brasil.

Chamado de Pocketstyle PC Vaio P530, o equipamento tem 1,98 centímetro de espessura, tela de oito polegadas e peso de apenas 620 gramas.

Disponível somente na cor preta brilhante, vai custar R$ 3.999 e estará nas lojas a partir de sexta-feira (13/03).

Por mais que as características e o tamanho lembrem o netbook, a fabricante fez questão de ressaltar que não se trata de uma máquina desse tipo.

“Ele não teve a premissa do baixo custo comum aos netbooks e é voltado ao segmento premium”, explicou Gustavo Araujo, gerente de produto da linha Vaio no País.

Segundo ele, trata-se do primeiro equipamento de uma nova categoria, a dos PCs que podem, literalmente, ser levados no bolso. Ele comparou o lançamento ao surgimento da linha Walkman nos anos 80, que popularizou a música portátil.

O público-alvo da série P engloba, segundo a Sony, homens e mulheres entre 20 e 60 anos que precisam de um equipamento que alie portabilidade e conectividade, mas acaba sendo um PC de nicho, devido ao custo elevado.

Desempenho

O netbook tem processador Intel Atom de 1,33 GHz, 2 GB de memória RAM, disco rígido de 60GB, duas saídas USB e sistema operacional Windows Vista Home Premium.

O acabamento é ótimo e sem nenhum parafuso aparente. Mesmo com as dimensões reduzidas, o teclado é confortável, com teclas espaçadas e em padrão brasileiro, e não compromete a digitação.

Como tem uma trackball em vez de um touchpad, pode ser necessário algum treino para controlar o cursor pela tela.

O desempenho obviamente não é comparável ao de um desktop, mas é suficiente para navegar na web, por exemplo. Além disso, o Vista é mais pesado do que o Windows XP que tradicionalmente equipa netbooks de outras marcas.

A tela também tem uma qualidade ótima. Embora alguns textos fiquem demasiadamente pequenos, a resolução de 1.600 x 768 pixels é ótima para ver filmes ou fotos em alta definição, tarefas que o pequeno Vaio executou bem, sem interrupções.

O Wi-Fi é 802.11n, que traz mais velocidade em relação às versões anteriores, mas o P530 brasileiro não terá a opção de modem 3G embutido.

Mercado potencial

Segundo a Sony, foram vendidos 3,1 milhões de notebooks no Brasil no ano passado. Esse número deve ter um acréscimo de apenas 100 mil unidades em 2009, por conta principalmente da crise mundial, chegando a 3,2 milhões de portáteis.

Mesmo assim, a empresa projeta um crescimento de 100% e aposta na fabricação local dos laptops. Na comparação de 2008 com 2007, o crescimento havia sido de 400%, contra um aumento de 156% do mercado como um todo.

“Hoje, em nosso portifólio, temos sete máquinas produzidas em Manaus. Esse número deve subir para 14 ou 15 até dezembro”, detalhou Francisco Simon, gerente de marketing da linha Vaio.

Segundo ele, substituindo as importações seria possível reduzir custos e, por consequência, os produtos chegariam ao consumidor final por um preço mais atrativo.

Linha Bravia

A Sony também apresentou duas novas TVs, ambas lançadas nos Estados Unidos em janeiro, na CES (Consumer Electronics Show).

O modelo KLV-40ZX1M, com tecnologia de iluminação por LEDs posicionados nas bordas, tem 0,99 centímetro de espessura e 40 polegadas. O peso é cerca de 50% inferior ao de um modelo comum, de acordo com William Lima, gerente de produto da área de televisores da Sony.

Já a KDL-52XBR7 é a primeira TV com frequência de 240 Hz, recurso que é ideal para cenas com muito movimento. Ele diminui os rastros e deixa a imagem com mais nitidez na hora de exibir um filme ou uma partida de futebol.

De acordo com a Sony, ambas as TVs têm resolução Full HD e vão custar, respectivamente, R$ 25.699 e R$ 22.399. Elas chegarão ao mercado também na sexta-feira (13/03).

Fonte : Uol

Comentário do postador: Estes Mini-notebooks vem crescendo muito no mercado, o que não é surpresa, pois algumas marcas tem um preço mais acessivel(Menos a Sony...que continua salgadaaa!), além de ser muito pratico, e este ano promete ter muitas vendas.

Samsung exibe o maior celular do mundo

Em tempos de competição pelo menor aparelho telefônico portátil do mundo, a Samsung inicia o que pode virar uma disputa oposta por um marketing mais poderoso.

A empresa expõe em Chicago, nos Estados Unidos, o que chama de maior celular do mundo e que funciona como um Samsung Messager convencional.

Feito em parceria com a operadora americana Cricket, o celular tem 3,35 metros de altura e 4,57 metros de largura. Nesta quarta-feira, as empresas se unem para uma cerimônia no Fidelity Plaza, que certicará a presença do telefone no Guinness Book, o livro dos recordes.

Até o dia 15 de março, visitantes poderão fazer chamadas ilimitadas e mandar quantas mensagens quiser pelo celular - o que não deve ser muito fácil.

Comentário do Postador: Incrivel!! enquanto todos querem diminuir, alguem vai lá e cria um pequeno gigante...ehehe quero ver eles levarem no bolso.

Robô-recepcionista testa habilidades de professora no Japão

"Criada em 2004, Saya passou por testes em sala de aula em 2009. Por enquanto, ela só faz chamadas e dá ordens como 'fiquem quietos'.

O professor Hiroshi Kobayashi, da Universidade de Ciência de Tóquio, fez uma demonstração nesta quarta-feira (11) do robô Saya, desenvolvido em 2004 para “trabalhar” como recepcionista. A máquina com características de uma mulher foi testada em uma sala de aula, no início do ano, para ser professora de jovens estudantes. Nessa função, no entanto, Saya não vai muito além de fazer a chamada e dizer expressões como “fiquem quietos”."



Até que a robo eh bonitinha.....um pouco pálida mas fazer o que?


Fonte G1

Comentário do Postador: Acho incrivel, estes robos, vem evoluindo cada vez mais rápido,
o que ao mesmo tempo e impolgante, é tambem assustador!!
Aonde iremos parar??
Daqui a pouco teremos que disputar empregos até com máquinas...
vamos ver o que vai dár...

Suposta encomenda da Apple reforça especulações sobre novo ultraportátil


Empresa teria encomendado telas de 10 polegadas sensíveis ao toque. Informação vem de fonte ligada à empresa que fornece telas do iPhone.

A Apple encomendou em Taiwan telas de 10 polegadas sensíveis ao toque recém-desenvolvidas, disse uma fonte não-identificada nesta quarta-feira (11). A entrega, de acordo com a mesma pessoa, está prevista para o terceiro trimestre deste ano. A informação reascende rumores de que a companhia estaria preparando um novo modelo de computador ultraportátil.

A Wintek, especialista em telas sensíveis ao toque, já fabrica pequenas telas para os iPhones (3,5 polegadas) e recebeu encomendas de unidades maiores, que são aproximadamente do mesmo tamanho das utilizadas em netbooks, afirmou a fonte próxima à companhia taiwanesa. Ele preferiu não ser identificado, já que não tem autorização para falar com a mídia.

A fonte acrescentou que não sabe que produto final será equipado com o componente ou quem vai produzi-lo. O porta-voz da Wintek, James Chen, confirmou que a Apple é um importante cliente da companhia, mas se recusou a comentar sobre qualquer novo produto em desenvolvimento.

A mídia de Taiwan relatou nesta semana que a Apple, que popularizou as telas sensíveis ao toque com o sucesso do iPhone, está atualmente desenvolvendo um computador com o dispositivo, em um momento de convergência entre celulares sofisticados e computadores tradicionais.

Algumas das reportagens disseram que a Quanta Computer, maior fabricante mundial sob contrato de notebooks, fabricará os computadores para a Apple. A porta-voz da Apple em Hong Kong, Jill Tan, afirmou que a companhia não comenta especulações de mercado, enquanto a porta-voz da Quanta também se recusou a falar sobre o assunto.

Fonte: G1

novo iPod shuffle fala para usuário o nome das músicas


A apple anunciou nesta quarta-feira (11) uma versão ainda mais reduzida do tocador digital shuffle, o menor da família iPod. O aparelho sem tela, que não permite a visualização das músicas selecionadas, ganhou a função VoiceOver, que fala o nome das músicas, cantores e listas em 14 línguas diferentes (o português por enquanto ainda está restrito ao de Portugal). Quando a bateria está acabando, o usuário também é avisado por essa voz.

Para conseguir reduzir as dimensões do tocador, a Apple colocou os controles do aparelho no fio do fone de ouvido.

O novo modelo tem 4 GB, que armazena cerca de 1 mil músicas, e está disponível nos EUA por US$ 79. Ainda menor que as versões anteriores, o aparelho tem 4,5 cm x 1,7 cm x 0,78 cm e pesa apenas 10,7 gramas, segundo a Apple. No material de divulgação, a companhia diz que a terceira geração do shuffle é menor que uma pilha tamanho AA.

Fonte: G1

Cientistas criam bateria de celular capaz de recarregar em 10 segundos

Tecnologia pode chegar ao mercado em breve, segundo cientistas do MIT.
Sistema aumenta velocidade de transmissão dos íons dentro da bateria.

Uma equipe de cientistas criou uma bateria de lítio capaz de armazenar e gerar uma maior quantidade de energia que as atuais, e que pode ser recarregada em apenas dez segundos, uma invenção que poderia revolucionar o mundo da telefonia celular.

A revista "Nature" publicou nesta quarta-feira (11) um artigo que afirma que a nova bateria poderia começar a ser comercializada em alguns anos, segundo as estimativas dos dois pesquisadores responsáveis pelo projeto.

A invenção foi desenvolvida por Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que se dedicaram a melhorar o rendimento oferecido pelas baterias atuais por meio de um novo desenho dos canais encarregados de transportar a energia de um lado para o outro da pilha.

Hoje em dia, as baterias de lítio oferecem um bom rendimento, mas seu ponto fraco é o baixo nível de potência em determinados momentos nos quais, por qualquer motivo, é necessário uma carga extra. Tradicionalmente, o fato foi associado à lentidão com a qual os íons e elétrons do lítio circulam.

Por isso, os pesquisadores centraram seus esforços em conseguir aumentar a velocidade de deslocamento dos íons, para o que criaram uma espécie de "rodovia" na camada externa da pilha capaz de distribuir a energia por cada um dos cantos do dispositivo.

Ceder explicou que isto permitiria carregar uma pequena bateria - similar à usada nos telefones celulares- em apenas dez ou 20 segundos, o que "poderia ter muitíssimas aplicações práticas e poderia chegar a mudar nosso estilo de vida".

Kang e Ceder utilizaram como base o composto LiFePO4, usado frequentemente na fabricação de baterias, e o cobriram com uma mistura de ferro, fósforo e oxigênio que, após ser aquecido, permite que os íons se desloquem com rapidez.

Fonte: G1

Sejam bem vindo!!

Está no ar o blog Lei de Moore!!!
Bom eu como criador e dono desta zorra toda, tenho o orgulho de dizer que finalmente
vou poder fazer o que sempre quis, divulgar novas tecnologias!
Este forum permitirá a você, caro visitante, poder se surprender e ficar maravilhado com a
evolução que caminha até nós.
Pretendo dar foco em tudo o que muitas vezes não ficamos sabendo, falando de informatica,
sendo tanto da parte de hardware e software, como novos cargos e carreiras que estão surgindo.
Além de poder trazer novos produtos que irão chegar nas lojas, e que farão todos babarem de inveja.
Conto com sua participação!
E aproveitem!