sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VRaptor 3 finalmente foi lançado!!


VRaptor 3 é um framework MVC para web focado no desenvolvimento ágil.
Através da inversão de controle e injeção de depêndencias ele corta drasticamente o tempo de trabalho que seria perdido com o código repetitivo: validações, conversões, direcionamentos, ajax e lookups.

O VRaptor 3 beta já está disponível para quem quiser conferir:

http://www.vraptor.com.br/

Aproveite, pois lá tem alguns videos e a documentação para quem quiser saber mais. Mas para aqueles que não conhecem olhem algumas das vantagens:

Se você precisa usar um controlador e sua equipe deve produzir código com boa qualidade, o VRaptor é uma das suas opções.Se você precisa usar um controlador e sua equipe deve produzir logo código com boa qualidade, o VRaptor é um bom ponto de entrada.


Você vai encontrar soluções simples para diversos problemas comuns encontrados em frameworks como o Struts e o Webwork:

  • baseado em anotações
  • favorece convenções e minimiza configurações
  • nada de complexas estruturas de configuração
  • curva de aprendizado rápida
  • lógica implementada em POJOs (favorece a reutilização)
  • fácil de implementar e usar conversores diferentes
  • sem necessidade de aprender complicadas taglibs: use aquilo que você já conhece (como a displaytaglib)
  • você pode usar qualquer view, não está atrelado a jsp: velocity com sitemesh é outra excelente opção
  • fácil e rápido de implementar testes funcionais

Minha opnião: Para os desenvolvedores de platão, principalmente em Java, segue ai mais uma opção interessante, ao que parece em alguns pontos bastante útil. Além de ser nacional.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Google anuncia nova ferramenta de buscas batizada de 'Caffeine'

Novo mecanismo de busca melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

O Google realizou uma atualização significativa em seu mecanismo de buscas nesta terça-feira (11/8). Apelidada de "Caffeine" (cafeína), a nova busca melhora o tamanho do índice, a velocidade das requisições e, mais importante, muda o valor dos rankings dos resultados.

Em um post no blog do webmaster central do Google, a companhia divulgou que sua nova busca está pronta para testes.



"Nos últimos meses, uma grande equipe de 'Googlers' [funcionários da empresa] tem trabalhado em um projeto secreto: uma nova geração da arquitetura de buscas do Google" disseram dois engenheiros no blog.

Para ver o Caffeine em ação basta acessar a página http://www2.sandbox.google.com - exceto pelo endereço diferente, o usuário não percebe que está em uma página de testes.

Testes preliminares realizados pela Computerworld norte-americana demonstraram que os resultados na nova busca do Google aparecem “alguns milissegundos” mais rápido que na versão anterior do mecanismo.

Os mesmos testes mostraram uma melhor habilidade da nova busca em retirar do índice sites falsos ou maliciosos.

Além disso, parece que os resultados estão mais relevantes em relação à ferramenta anterior, como se o Google tivesse realmente otimizado sua busca para se aproximar mais das palavras-chave digitadas.

A mudança deve dar mais trabalho aos especialistas em otimização de buscas - Search Engine Optimization (SEO) -, que precisarão trabalhar em uma plataforma totalmente nova para que seus clientes apareçam no topo dos resultados do Google.

"No momento nós queremos apenas avaliações sobre as diferenças entre a atual busca do Google e o novo sistema", afirmam os engenheiros da empresa. Segundo eles, o time do Google também quer receber análises de maior nível como o posicionamento de sites no novo sistema ou páginas que não deveriam aparecer no ranking.

Minha Opnião: Bom gente como todos sabem, google não perde tempo mesmo sendo lider de acessos, quando o assunto se trata de ferramenta de busca. Eu testei a nova ferramenta, e ao que parece realiza pesquisas um pouco mais rapido do que sua ferramenta atual. Dificilmente a Microsoft consiguirá com seu "bonitinho" bing conseguir derrotar a poderosa Google.